Poderíamos passar o resto da vida tentando apagar cada foco do incêndio que consome o mundo hoje, um por um, mas eles ainda continuariam a vir da mesma fonte. Nenhuma reforma parcial vai adiantar; precisamos repensar tudo de acordo com uma lógica diferente.
Por isso...

Para mudar tudo, comece por todos os lugares.

Talvez você também seja anarquista!

Posted: September 23rd, 2014 | Author: | Filed under: General | Comments Off on Talvez você também seja anarquista!

Anarquia é o que acontece quando a ordem não é imposta pela força. É a liberdade: o processo de reinventar a nós e nossas relações continuamente.

Qualquer processo que funciona organicamente – uma floresta tropical, um círculo de amizades, seu próprio corpo – é uma harmonia anárquica que persiste por meio de constante mudança. O controle de cima para baixo, por outro lado, só pode ser mantido pela contenção e pela coerção: a disciplina precária das salas de aula, as fazendas industriais onde pesticidas e herbicidas protegem fileiras estéreis de milho geneticamente modificados, a hegemonia frágil de uma superpotência.

Anarquismo é a ideia de que todas as pessoas têm o direito à completa autodeterminação. Nenhuma lei, nenhum governo ou processo de decisão é mais importante que as necessidades e os desejos de seres humanos reais. As pessoas devem ser livres para moldarem suas relações de acordo com suas satisfações mútuas e defenderem a si mesmas quando se sentirem aptas a isso.

Anarquismo não é um dogma ou um mapa. Não é um sistema que supostamente funcionaria bastando que fosse aplicado corretamente, como a democracia, nem é um objetivo para ser realizado em um futuro muito distante, como o comunismo. É uma forma de agir e nos relacionar que podemos pôr em prática imediatamente. Ele oferece questionamentos que podemos colocar em qualquer situação. Ao invés de questionar se a forma como se desenrola uma ação é legal, ou violenta, ou bondosa, podemos perguntar simplesmente: como ela distribui o poder?

Anarquistas se opõem a toda forma de hierarquia – toda prática que concentra poder na mão de poucas pessoas, todo mecanismo que nos põe distantes de nosso potencial. Contra os sistemas fechados, apreciamos o desconhecido frente a nós, o caos interior através do qual somos capazes de ser livres.


Comments are closed.